Projetos Públicos
Projetos Públicos
Publicado em

Como analisar problemas sociais?

Authors

Uma das maiores dificuldades está em analisar cenários, construir projeções e estipular ações que solucionem problemas sociais. Existem três formas para intervir nos problemas sociais, ou seja, solucionando, mitigando ou subvertendo, de acordo com a estratégias e avaliações. A identificação do problema é o ponto inicial e é importante entendermos que ''problema social'' não é a mesma coisa que problema público. O primeiro pode envolver o segundo.
Problema público envolve questão específica que impacta determinado grupo ou sociedade, já o problema social envolve questão conjuntural que impacta parcela da população. Um bom exemplo é em caso de baixa taxa do número de vacinados (público) e a baixa qualidade do sistema educacional (social). Além de identificar o problema social, é necessário analisar qual é a principal área do problema, aferir sua intensidade e o seu impacto. Dessa forma, é possível delimitar o objeto dentro do cenário analisado. Consequentemente, analisar o cenário envolve os índices direcionados sobre a natureza social do problema, ou seja, vários problemas públicos. Portanto, é importante delimitar o objeto do cenário enquadrado. Conforme a imagem abaixo:

Com essa técnica é possível estudar as possíveis causas que ocasionou o contexto atual, redimensionar o alcance populacional, medindo a amplitude. Vale destacar que a tendência é um fator que tem como intuito procurar dados que demonstrem a linearidade dos dados do cenário em questão. Após o preenchimento dessa tabela, é possível aplicar uma matriz swot, observando os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças do problema social envolvido. A partir disso, inicia-se o escopo do objeto, de modo a constatar que é uma necessidade para parte da sociedade e dessa forma por limites, restrições e premissas para criar uma política pública com o dever de solucionar parte do problema social, caso não seja possível sanar por completo.